Termo que se tornou popular entre os anos de 1970 e 1980 pode fazer diferença na sua empresa hoje. O termo indica o conceito de gestão estratégica a fim de recuperar a empresa, reestabelecer seu valor ou a performance do negócio. Trata-se de mudança de rumo, ou seja, redirecionamento para a obtenção de resultados superiores aos da média do mercado, de maneira sustentável.
Há casos mais extremos e aqueles mais brandos. No primeiro caso, só enxugar o quadro não será suficiente, é preciso analisar condições internas e externas, promovendo assim uma sequência de transformações, isso pode ser feito através da contratação de uma consultoria jurídica por exemplo, especializada em avaliar o que pode ser melhorados e quais os melhores rumos.
Já no segundo caso em que podemos pensar em empresas saudáveis e lucrativas, o turnaround pode ser eficaz para que a empresa funcione em condições mais confortáveis, pois é comum que as empresas cresçam, e na ascensão da exuberância, enfrentem crises de gestão, por exemplo.
Entretanto, mudar a trajetória, independente do estágio da empresa, não é uma tarefa fácil, os sócios podem enfrentar problemas de aceitação por exemplo, é aí que entra a importância de se ter consolidado um memorando de entendimentos. Contudo, o fracasso organizacional ocorre, em geral, quando a empresa enfrenta resultados declinantes, seja financeiro ou não (redução na participação de mercado, é uma hipótese de declínio não financeiro).
O que indicará a necessidade de mudança de rumo, caminho para novos ares, será, na maioria das vezes a lucratividade, estando acima da média o indicativo é de que as estratégias adotadas estão corretas e podem prosseguir, oportunidade em que, o empreendedor ou empresário, poderá até optar por inovar sem medo. Havendo constatação de diminuição de lucro, resta que seja verificado o histórico da empresa, tanto jurídico quanto contábil para definir o melhor procedimento.
Outro fator indicativo importante para saber a se a empresa precisa ou não passar por um turnaround é a taxa de crescimento, devendo verificar se a empresa está acima da média no mercado em comparativo com os seus concorrentes, entretanto, quando a empresa cresce menos que a média do setor, demonstra que está perdendo participação no mercado.
Por último pode ser avaliado a lealdade e satisfação dos clientes, avaliadas em pesquisas de mercado, representando assim, uma fonte confiável para informar se há problema à vista.
Em todos os casos, não é necessário aguardar um sinal de alerta para verificar a situação da empresa é importante que os gestores estejam sempre atentos para evitar qualquer declínio em detrimento do crescimento sustentável do negócio.
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