Foi de observar o crescimento no número de “carros do ovo” em Salvador que o empreendedor Leonardo Araujo, 33, teve uma ideia de negócio. Formado em administração, o paraense radicado na Bahia há mais de 15 anos trabalhava como corretor de imóveis. Por andar muito nas ruas da cidade, notou que o negócio não parava de crescer.
De olho no fenômeno – que passa longe de ser exclusivo dos soteropolitanos -, decidiu ao lado da mulher Perlla Pinheiro, 32, criar um empreendimento no setor. Em vez de comprar um carro, uma caixa de som e anunciar aos clientes “30 ovos por R$ 10”, escolheu ir além. Apaixonado por tecnologia, fez de um negócio tradicional uma startup. E lançou em maio de 2017 o Site do Ovo, empresa que oferece planos de assinatura de ovos. O empreendedor brinca que, assim que teve a ideia, desenvolveu um protótipo. “Fiz tudo escondido, porque acreditava muito no negócio. Não contei para ninguém”, diz. Em menos de três meses, estava com o site pronto. Para testar, lançou a plataforma como teste – sem sequer ter algum fornecedor de ovos fechado. “E no primeiro dia já teve uma cliente. Nessa hora, percebi que precisava colocar o negócio em prática antes que alguém colocasse.”
E colocou. Fechou parceria com fornecedores do Ceasa de Salvador, procurou o Sebrae para ajudá-lo na gestão do negócio e não parou de crescer. Em menos de um ano, teve propostas de granjas de Minas Gerais e Bahia para fidelizar o fornecimento dos produtos. Também recebeu convites para franquear a marca. “Mas decidi que primeiro iria solidificar a empresa para depois pensar nisso. Está nos nossos planos.” A empresa trabalha com um modelo simples, em que o cliente acessa o site, escolhe o plano (semanal, quinzenal ou mensal), define o tipo de ovo (brancos, vermelhos, caipiras, orgânicos e até ovos de codorna), escolhe o meio de pagamento e finaliza a assinatura. “Funciona como um Netflix. As assinaturas se renovam automaticamente”, diz. Com ticket-médio de R$ 70, os planos variam de R$ 15 (mensal, com 30 ovos), até R$ 104 (plano fitness, com 60 ovos por semana). Atualmente, a rede conta com 700 assinantes – todos em Salvador. Segundo o empreendedor, a empresa está faturando R$ 40 mil mensais, com venda média de 84 mil ovos por mês. O objetivo agora é estruturar a empresa para leva-la a outros estados do Brasil. “Queremos que as pessoas comprem ovos por assinatura em todo o país. Estamos trabalhando muito para isso”, diz o empreendedor.
Fonte: Revista PEGN